SINTEGRA ES – Consulta Pública ao Cadastro Online → (SEFAZ)

O Sintegra ES, sigla para Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, é um sistema de troca de informações de saídas e entradas de mercadorias e prestações de serviços entre Estados. O sistema foi desenvolvido com o intuito de informatizar os processos de troca de dados, facilitando o fisco em colher as informações de maneira mais assertiva.

A utilização do sistema passou a ser obrigatória a partir do ano 2000. Assim, os empresários deverão emitir um arquivo digital por meio do Software Validador disponível no site da Sefaz, todos os meses. Deixar de enviar o arquivo poderá render multa com a instituição.

Para ajudá-los a consertar a situação de sua empresa, reunimos as informações mais importantes relacionadas Sintegra Espírito Santo para esclarecer todas as suas dúvidas. Saiba mais:

Para que serve o Sintegra ES?

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços foi criado no ano de 1997 e passou a ser obrigatório a partir do dia 16 de agosto de 2000, a partir do Decreto de número 4.204.

Sintegra ES

Dessa maneira, todas as empresas que utilizam o Processamento Eletrônico de Dados (PED) para emissão de documentos fiscais (como, por exemplo, a nota fiscal eletrônica ES) são obrigadas a utilizar o Sintegra Espírito Santo.

Para o contribuinte, o Sintegra ES é uma maneira mais prática de enviar as informações de entrada e de saída de mercadoria e prestações de serviço. Já para a Secretaria de Fazenda, é uma maneira mais prática para conseguir as informações das empresas e suas atividades para contabilizar os tributos.

No site do sistema é possível obter uma série de informações importantes sobre o programa e suas atividades. Para ajudá-los com essa questão, separamos um conteúdo exclusivo e educativo sobre como acessar o portal e utilizar a ferramenta. Confira:

Site Sintegra ES – www.sintegra.gov.br

Há duas maneiras de acessar o site da Sintegra: uma é através do Navegador, da forma tradicional, e a outra é através do Google, o buscador mais utilizado do mundo. No site da instituição o usuário poderá realizar consultas públicas referentes ao cadastro de sua empresa.

Sintegra ES

Além disso, na sessão de dúvidas frequentes, é possível se inteirar totalmente sobre o assunto e ainda ter questões a respeito do sistema respondidas.

Veja como acessar o portal de duas formas distintas.


  • Através do Navegador

Sintegra ES

Essa é a maneira mais comum de acessar o portal e, por isso, a mais prática desse tutorial. O primeiro passo a ser feito é abrir uma nova aba em seu navegador, caso o software de navegação já esteja aberto.

Agora, copie e cole (ou digite) o endereço a seguir na barra de navegação e aperte a tecla enter para que a página seja carregada: www.sintegra.gov.br.

Dentro de poucos instantes o usuário poderá ter acesso a todas as opções disponíveis. Perceba que há um mapa do Brasil no centro da tela. Um pouco mais a frente você saberá a utilidade dessa função.


  • Através do Google

Sintegra ES

Por meio do buscador mais utilizado do mundo é possível obter uma série de respostas e ajudas. E caso você não esteja conseguindo acessar o site com as dicas acima, veja como utilizar o Google para acessar o portal da Sintegra Espírito Santo. O primeiro passo a ser dado é abrir o buscador.

Com ele aberto, digite as seguintes palavras no campo de busca “entrar site Sintegra” e clique no botão de pesquisar. Dentro de poucos segundos os resultados aparecerão na tela.

Clique na opção que estiver no topo, cujo o endereço esteja exatamente assim “sintegra.gov.br”. Agora você poderá navegar sem problemas pelo site do sistema.

No tópico a seguir, você aprenderá como utilizar a ferramenta para realizar consultas relacionadas a uma instituição cadastrada na Sefaz da região. Confira:

Consulta Pública ao Cadastro

Ao ter entrado no site do Sintegra, você deve ter percebido que é possível navegar pelos Estados Brasileiros. Para fazer consulta pública ao cadastro por meio do sistema, será necessário sigas as instruções a seguir:

Sintegra ES


Passo 01. O primeiro passo é entrar no www.sintegra.gov.br conforme ensinamos no tópico anterior. Espere a página carregar completamente.


Passo 02. Agora você deverá clicar em Espírito Santo e esperar.


Passo 03. Nessa página, o contribuinte deverá informar o número do CNPJ ou da Inscrição Estadual para realizar a consulta. Depois de preencher todos os campos, clique em Consultar.


Endereço e Telefone Sefaz ES

Caso você tenha ficado com alguma dúvida e queira entrar em contato com a instituição, saiba que é muito simples. Para visitar a Secretaria de Fazenda de Espírito Santo basta conferir abaixo o endereço e telefone:

  • Telefone: 3347-5101.
  • Endereço: Av. João Batista Parra, nº 600, Ed. Aureliano Hoffman, Enseada do Suá.

A Sintegra ES é um importante sistema para o Sefaz aplicar os tributos adequadamente em cima das empresas contribuintes do ICMS. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário com suas questões para que possamos te ajudar!

Deixe um Comentário