SINTEGRA MG (Minas Gerais) – Consulta Pública ao Cadastro → (SEFAZ)

O Sintegra MG é um sistema desenvolvido com o intuito de melhorar a apuração das informações fiscais referentes a entrada e saídas de produtos e prestação de serviços realizadas pelas empresas. O sistema foi criado para melhorar a comunicação entre os estados, otimizando e contribuindo para a praticidade da coleta de dados por parte do Fisco.

Mesmo sendo muito importante e obrigatório para todas as empresas que emitem nota fiscal e que pagam o ICMS, muitos empresários ainda possuem dúvidas sobre o assunto. Muitos gestores não sabem ao certo como gerar o arquivo magnético, tampouco o que fazer para emitir essas informações através do sistema.

No conteúdo a seguir, trouxemos uma série de informações e dicas para o contribuinte se inteirar mais sobre o Sintegra Minas Gerais. Saiba mais a seguir:

Para que serve o Sintegra MG?

A Sintegra MG, sigla para Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços de Minas Gerais, é um sistema de troca de informações sobre operações comerciais de entradas e saídas de mercadorias e prestações de serviços entre unidades internas e da Federação.

Sintegra MG

O arquivo eletrônico deverá ser apresentado por todas as empresas que utilizam o Processamento Eletrônico de Dados (PED) para realizar a emissão de documentos fiscais, inclusive aquelas que estão enquadradas como Simples Nacional.

O arquivo deverá gerado todos os meses com todas as operações de entrada e de saída de mercadorias ou serviços prestados por sua empresa. Para transferir as informações, a empresa deverá validar as informações utilizando o Validador Sintegra Minas Gerais – que pode ser baixado no site da instituição.

No conteúdo a seguir, mostraremos como você poderá acessar o site do sistema de duas maneiras diferentes. Veja só:

Site Sintegra MG – www.sintegra.gov.br

A partir do site www.sintegra.gov.br é possível tirar todas as suas dúvidas em relação ao sistema, além de poder fazer download do programa e uma série de outros recursos. Contudo, muitos contribuintes ainda não sabem como acessar o portal do sistema, deixando de aproveitar todas as informações disponíveis.

Sintegra MG

Para ajudá-los, elaboramos um passo a passo muito simples de ser seguido. No conteúdo a seguir, o usuário aprenderá como acessar o site do Sintegra MG de duas maneiras diferentes: tanto pelo Google quanto pelo Navegador.

Saiba mais a seguir!


  • Pelo Navegador:

Sintegra MG

Essa é a maneira mais fácil de ter acesso ao site do sistema. O primeiro passo a ser dado é abrir uma nova aba no seu navegador, caso o programa esteja aberto. Com o navegador aberto, digite o endereço a seguir na barra de navegação: www.sintegra.gov.br.

Dentro de poucos segundos o site se abrirá. O usuário poderá navegar pelas opções apresentadas no portal, começando por escolher o Estado que deseja consultar. Nesse caso, Minas Gerais.

Se por algum motivo você não esteja conseguindo acessar dessa forma, confira a seguir a alternativa a essas dicas.

 


  • Pelo Google:

Sintegra MG

Muitas vezes, os navegadores passam a se transformar de maneira “estranha” por causa da interferência de programas maliciosos – como adwares, por exemplo. Nessas situações, o mais indicado é utilizar um buscador – como o Google – para acessar os sites que desejar.

Para acessar o site por meio do buscador é muito simples. O primeiro passo a ser dado é abrir o Google através do endereço a seguir www.google.com.br, em seguida procure pelo termo “sintegra” e clique no primeiro resultado.

Agora que você já sabe acessar o portal do sistema de duas formas diferentes, chegou o momento de aprender a utilizar a ferramenta. Saiba mais!

Consulta Pública ao Cadastro

Para fazer a consulta pública ao cadastro Sintegra é muito simples. Depois de ter acessado o site com as dicas visualizadas nos tópicos anteriores, você deve ter percebido que no site do sistema há um mapa do Brasil.

Em cada região, o usuário é levado o site da Secretaria de Fazenda de seu respectivo Estado em uma página onde será possível realizar a consulta Sintegra MG.

Siga os passos a seguir:

Sintegra MG


Passo 01. Entre no site da www.sintegra.gov.br e espere a página carregar completamente.


Passo 02. Clique na região correspondente, no caso a de Minas Gerais.


Passo 03. Nessa página será necessário informar o número e o tipo de inscrição estadual. Depois de preencher todos os campos com as informações solicitadas, clique em pesquisar.


Passo 04. Dentro de poucos segundos o sistema retornará com todas as informações relacionadas a pesquisa efetuada.


Endereço e Telefone do Sefaz MG

Para entrar em contato por telefone com a Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais – Sefaz MG –, acesse essa página para visualizar todos os canais de atendimento da instituição. Assim, será possível agendar um atendimento para uma das unidades físicas da Sefaz na região.

Para visualizar o endereço e telefone da Sefaz Minas Gerais é só conferir abaixo:

  • Endereço: Rua da Bahia nº 1816 – Lourdes. Belo Horizonte – Minas Gerais.
  • Telefone: (31) 3217-6233.

Não transmitir o arquivo Sintegra MG pode gerar uma multa para a empresa! Por isso é importante se informar e passar a gerar o arquivo eletrônico mensalmente e enviá-los para o sistema através do Software de Validação.

Ficou com alguma dúvida em relação ao Sintegra Minas Gerais? Deixe um comentário com suas questões para que a gente possa te ajudar!

Deixe um Comentário