SINTEGRA MT (Mato Grosso) – Consulta Pública ao Cadastro → Sefaz

O Sintegra MT é um sistema onde todas as empresas que emitem documentos fiscais (como a nota fiscal eletrônica, por exemplo) são obrigadas a utilizar. O sistema é uma ferramenta onde as unidades estaduais de administração tributária podem trocar informações fiscais entre si com mais facilidade.

Para as empresas, a utilização do sistema representa uma maneira mais eficiente de declarar toda a operação de seu negócio, como a entrada e saída de mercadorias e prestação de serviços.

Não emitir o arquivo eletrônico através do sistema pode gerar uma multa no valor de R$ 12.500,00. Por isso é muito importante conhecer os detalhes do Sintegra Mato Grosso, o seu funcionamento etc. Para ajudá-los a esclarecer todas as dúvidas a respeito do tema, trouxemos um conteúdo exclusivo para você. Continue lendo para saber mais:

Para que serve o Sintegra MT?

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Estado de Mato Grosso – Sintegra MT – é um sistema desenvolvido no ano de 1997 com o intuito de otimizar a troca de informações entre as unidades interestaduais da federação.

Sintegra MT

A partir do ano de 2000, a utilização do sistema passou a ser obrigatória a todas as empresas que contribuem para o ICMS. Para se enquadrar no sistema, a empresa deverá baixar o programa validador do arquivo no próprio site da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso e enviar o arquivo mensalmente.

Nesse arquivo, que deverá estar em formato de texto (.txt), deverá estar explícito todas as entradas e saídas de mercadorias e/ou prestações de serviços realizadas durante aquele mês.

No site do Sintegra Mato Grosso é possível obter uma série de informações importantes. E no conteúdo a seguir, mostraremos de duas maneiras diferentes como você poderá acessar o portal do sistema e tirar todas as suas dúvidas em relação a sua utilização. Confira:

Site Sintegra MT – www.sintegra.gov.br

Graças a tecnologia disponível nos dias de hoje, as empresas estão desenvolvendo soluções inteligentes visando a otimização de tempo e a desburocratização de processos.

Sintegra MT

Com a informatização do sistema, por exemplo, as empresas que contribuem com ICMS poderão declarar as saídas e entradas de mercadorias e/ou prestação de serviços de uma forma muito mais prática e desburocratizada. Para o Fisco, é uma maneira inteligente e confiável de receber as informações fiscais sobre as empresas emissoras.

Nos tópicos a seguir, você visualizará duas formas de acessar o portal www.sintegra.gov.br. Confira:


  • Através do Navegador

Sintegra MT

Essa é a maneira mais utilizada e, por isso, a mais prática desse tutorial. O primeiro passo a ser feito é abrir uma nova aba em seu navegador, caso o programa já esteja aberto. Agora, copie e cole o endereço a seguir na barra de navegação e aperte a tecla enter para que a página seja carregada: www.sintegra.gov.br.

Dentro de poucos segundos o usuário poderá acessar todas as opções disponíveis. Perceba que há um mapa do Brasil no centro da tela. Um pouco mais adiante você saberá a utilidade dessa função.


  • Através do Google

Sintegra MT

Por meio do buscador mais utilizado do mundo é possível obter uma série de respostas e ajudas. E caso você não esteja conseguindo acessar o site com as dicas acima, veja como utilizar o Google para acessar o portal da Sintegra. O primeiro passo a ser dado é abrir o buscador.

Com ele aberto, digite as seguintes palavras no campo de busca “sintegra” e clique no botão de pesquisar. Dentro de poucos segundos os resultados aparecerão na tela.

Consulta Pública ao Cadastro

Depois de ter aprendido a entrar no site do Sintegra MT, chegou a hora de aprender a realizar a consulta pública no sistema de Mato Grosso. Para ajudá-lo ainda mais, elaboramos um passo a passo simples de ser realizado.

Como você poderá ver a seguir:

Sintegra MT


Passo 01. Entre no site do Sintegra a partir do endereço a seguir: www.sintegra.gov.br e espere o portal abrir completamente.


Passo 02. Agora, clique em MT no mapa do Brasil presente no meio do site.


Passo 03. Nessa página, o contribuinte deverá escolher qual é o tipo de consulta deseja realizar e o número de identificado. Preencha os campos com as informações solicitadas e depois clique em Consultar.


Passo 04. Dentro de poucos segundos o sistema mostrará todas as informações relacionadas ao número de identificação pesquisado.


Endereço e Telefone do Sefaz MT

Para entrar em contato com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, Sefaz MT, o contribuinte deverá ir até o endereço a seguir: Av. Hist. Rubens de Mendonça, 3415 – Jardim Aclimação, Cuiabá – MT, 78050-903.

Mas antes, sugerimos que o contribuinte ligue antes para poder agendar um horário de atendimento. Ligue para o número (65) 3617-2900. A instituição funciona de segunda a sexta das 09:00 as 17:00 horas.

O Sintegra MT é um sistema muito importante para a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso. E no artigo de hoje você viu uma série de dicas importantes acerca de sua implementação e utilização em sua empresa.

Ficou com alguma dúvida em relação ao Sintegra Mato Grosso? Deixe um comentário para que a gente possa te ajudar!

Deixe um Comentário