SINTEGRA RJ Rio de Janeiro – Consulta Pública ao Cadastro → Sefaz

O Sintegra RJ, sigla para Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, é um sistema criado para trocar dados sobre a entrada e saída de mercadorias e produtos entre as unidades fazendárias estaduais.

Assim, o trâmite das informações passa a ser mais seguro, já que ocorre de maneira informatizada. As empresas que contribuem para o Fisco através do ICMS e, assim, emitem documentos fiscais como a Nota Fiscal Eletrônica RJ deverão utilizar o sistema.

A utilização do Sintegra Rio de Janeiro consiste em enviar as informações referentes a entrada e saída através de um programa, que pode ser baixado no próprio site da Secretaria de Fazenda. Contudo, muitas empresas ainda realizam o envio mensal do arquivo magnético, correndo um grande risco de serem multadas. E a multa é no valor de R$ 12.500 em média.

Para que serve o Sintegra RJ?

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Estado do Espírito Santo, também conhecido como Sintegra RJ, é um sistema interestadual de troca de informações sobre a entrada e saída de produtos.

Sintegra RJ

Foi desenvolvido no ano de 1997 como parte das Secretarias de Fazenda informatizarem os processos tributários que envolviam as empresas contribuintes do ICMS. Todas as empresas que emitem notas fiscais eletrônicas são obrigadas a utilizarem o sistema para o envio de informações, conforme decreto do ano 2000.

Será necessário gerar um arquivo eletrônico contendo as informações relacionadas às saídas e entradas de mercadorias e/ou prestações de serviços. O arquivo deverá ser gerado todos os meses e enviado para a Secretaria de Fazenda por meio de um programa próprio.

No conteúdo a seguir, mostraremos como é simples acessar o portal do Sintegra Rio de Janeiro e realizar consulta pública ao cadastro por meio de suas ferramentas. Saiba mais:

Site Sintegra RJ – www.sintegra.gov.br

Sintegra RJ

No endereço eletrônico www.sintegra.gov.br é possível obter uma grande variedade de informações relacionadas sobre a utilização do sistema. Por meio dos recursos disponíveis no portal será possível fazer a consulta Pública Sintegra em todos os Estados brasileiros que fazem parte do sistema.

No conteúdo a seguir, você verá de uma maneira muito prática como realizar o acesso de duas formas diferentes. Confira:


  • Através do navegador:

 

Sintegra RJ

Essa é a maneira mais prática em acessar o site da Sintegra RJ. O primeiro passo a ser dado é abrir o seu navegador e, na barra de endereços, digitar o endereço a seguir: http://www.sintegra.gov.br/. Clique na tecla Enter do seu teclado e espere a página carregar completamente para poder visualizar todos os elementos corretamente.

Na barra direita será possível navegar de acordo com os Estados; na direita, será possível visualizar um menu onde encontra algumas opções. Aproveite para navegar na página e explorar as informações.


  • Através do google:

Sintegra RJ

Caso você não esteja conseguindo acessar o site seguindo as dicas acima, não se preocupe. Muitas vezes, os navegadores possuem um comportamento incomum por conta de programas maliciosos que foram instalados no computador. Nessas situações, será necessário utilizar o Google para realizar o acesso.

E o procedimento é muito simples. Abra o buscador através do endereço eletrônico www.google.com.br e espere a página carregar. Agora, no campo de buscas, digite os termos a seguir “sintegra RJ” e clique em pesquisar. Dentro de poucos segundos o buscador retornará com uma página cheia de resultados.

Consulta Pública ao Cadastro

Para realizar a consulta Sintegra RJ é muito simples. No canto direito da tela, há uma série de opções com as páginas de consultas listadas por estado. Para realizar a sua pesquisa, siga as instruções abaixo:

Sintegra RJ


Passo 01. Acesse o site do www.sintegra.gov.br e espere a página carregar completamente.


Passo 02. Após visualizar o mapa, clique no estado do Rio de Janeiro e espere a próxima página carregar.


Passo 03. Nesse momento, o contribuinte deverá informar o número do CNPJ ou, se preferir, o número de Identificação Estadual de sua empresa. Após o preenchimento dos campos com as informações solicitadas, clique em Pesquisar.


Passo 04. Dentro de poucos segundos o sistema retornará com uma série de informações relacionadas ao número pesquisado.


Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a consulta pública Sintegra Rio de Janeiro, deixe um comentário ou entre em contato com a própria Sefaz RJ para maiores explicações.

Endereço e Telefone da Sefaz RJ

A melhor maneira de conseguir um antedimento personalizado é indo pessoalmente até um ponto de atendimento do Sefaz RJ. Para visitar a sede administrativa, confira o endereço a seguir: Av. Pres. Vargas, 670 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20071-001.

A dica é marcar um horário de atendimento antes de ir até o Sefaz. Por isso, indicamos que ligue antes para agendar uma hora. Ligue para (21) 2334-4300 para agendar um atendimento. Lembre-se que a instituição funciona de segunda a sexta, das 9 as 17.

Caso você possua uma empresa, confira com o time da contabilidade se não há a necessidade de enviar os arquivos através da Sintegra RJ todos os meses. Você pode estar correndo o risco de receber uma multa alta!

Ficou com dúvidas sobre o Sintegra Rio de Janeiro? Deixe um comentário detalhando seus problemas para que alguém de nossa equipe possa te auxiliar.

Deixe um Comentário