SINTEGRA RS – Consulta Pública ao Cadastro Online → (SEFAZ)

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Rio Grande do Sul, Sintegra RS, é um programa criado pela Secretaria de Fazenda do RS com o intuito de otimizar o processamento e a transferência entre Estados das informações relacionadas a entrada e saída de mercadorias e bens de serviço.

Dessa maneira, a Receita Federal e as Secretarias de Fazenda conseguem realizar um controle mais apurado sobre as operações comerciais realizadas pelas empresas de todo o Brasil. Toda empresa que contribui para o ICMS e emite documentos fiscais através de Processamento Eletrônico de Dados deverá submeter, mensalmente, as informações relacionadas as suas operações.

Para ajudá-los a esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao Sintegra Rio Grande do Sul, desenvolvemos um conteúdo exclusivo. Continue lendo para saber mais!

Para que serve o Sintegra RS?

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Rio Grande do Sul – Sintegra RS – é um programa que foi desenvolvido no ano de 1997 e a partir de então passou a ser testado. O sucesso foi tão grande que a partir do ano 2000 passou a ser obrigatório.

Sintegra RS

Dessa maneira, toda empresa (até mesmo as enquadradas no Simples Nacional) que contribui para o ICMS deverá utilizar o sistema. Para utiliza, será necessário baixar um programa validador no próprio site da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul – Sefaz RS.

A empresa deverá gerar um arquivo eletrônico, validá-lo através desse programa e enviá-lo através do Sintegra Rio Grande do Sul. Nesse arquivo, deverá estar contido todas as informações relacionadas as operações diárias do mês, todos meses.

No conteúdo a seguir, você verá como é fácil acessar o site do sistema de duas maneiras diferentes para realizar a consulta pública. Confira!

Site Sintegra RS – www.sintegra.gov.br

Graças a internet, atualmente podemos ter acesso a uma série de informações que, por exemplo, há 20 anos seria praticamente impossível. Por meio do site www.sintegra.gov.br é possível obter uma série de informações relacionadas a utilização do site, permitindo que empresários e gestores tomem conhecimento de todos os procedimentos necessários para passar a utilizar o programa em suas empresas.

Sintegra RS

Além disso, o site do Sintegra Rio Grande do Sul ainda conta com opções para enviar os arquivos eletrônicos e muito mais. Para ajudá-los a acessar o portal, elaboramos um passo a passo muito simples de ser seguido.

A seguir, você aprender a entrar no Sintegra RS de duas formas diferentes. Confira!


  • Através do Navegador:

Sintegra RS

Essa é a maneira mais utilizada para acessar o site e, por isso, a mais prática fácil desse guia. O primeiro passo a ser realizado é abrir uma nova aba em seu navegador, caso o navegador esteja em funcionamento. Agora, digite o endereço a seguir na barra de navegação e aperte a tecla enter para que a página seja carregada: www.sintegra.gov.br.

Dentro de poucos instantes o usuário poderá ter acesso a todas as opções disponíveis. Perceba que há um mapa do Brasil no centro da tela. Todas as regiões são clicáveis. Ao clicar em um estado, o contribuinte será redirecionado para a página relacionada para realização da consulta naquela região.


  • Através do Google:

Sintegra RS

Através do Google é possível obter uma série de respostas e ajudas. E caso você não esteja conseguindo acessar o site com as dicas acima, veja como utilizar o buscador para acessar o sítio eletrônico da Sintegra. O primeiro passo a ser dado é abrir o buscador.

Com o Google aberto, digite as seguintes palavras no campo de busca “sintegra rs” e clique no botão de pesquisar. Dentro de poucos segundos os resultados aparecerão na tela.

Clique na opção que estiver no topo, cujo o endereço esteja exatamente assim “sintegra.gov.br”. Agora você poderá navegar sem problemas pelo site do sistema.

Consulta Pública ao Cadastro

Após ter aprendido a acessar o site, chegou o momento de realizar a consulta Sintegra RS através do sistema disponibilizado no portal. A sorte é que todo o processo é simples demais!

Sintegra RS


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é acessar o site através do endereço: www.sintegra.gov.br. Nessa página, clique no estado do Rio Grande do Sul no mapa do Brasil. Espere a página carregar.


Passo 02. Agora o contribuinte poderá escolher entre realizar a consulta pública através do CNPJ ou da Inscrição Estadual da empresa.


Passo 03. Após decidir, preencha o campo indicado com a informação solicitada e clique em Consultar.


Dentro de poucos segundos o sistema retornará com uma página com as informações relacionadas ao CNPJ/IE da consulta pública Sintegra RS.

Endereço e Telefone da Sefaz RS

Para visitar a sede administrativa da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, visite o endereço a seguir: Av. Ceará, 875 – São João, Porto Alegre – RS, 90240-511. Antes, ligue para a instituição para agendar um horário de antedimento. Telefone: (51) 3337-4799.´

Depois de aprender e ver essas dicas sobre a Sintegra Rio Grande do Sul, chegou o momento de verificar se a sua empresa está enviando os arquivos mensalmente conforme prevê a lei.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, faça um comentário e espere alguém de nossa equipe te responder para lhe ajudar. Boa sorte!

Deixe um Comentário